Pular para o conteúdo principal

PERSPECTIVAS PARA O AGRONEGÓCIO EM 2019



Passada as eleições, com a vitória de Bolsonaro e com boa parte do congresso sendo renovada, além da renovação do otimismo por parte dos brasileiros neste ano que se inicia, é hora de planejarmos o ano para que todos os planos possam ser concretizados.

Em função disto, deve-se ressaltar que a eleição do novo presidente teve apoio de boa parte dos agricultores e de entidades de classe ligadas a eles, bem como da Frente Parlamentar da Agropecuária, que reúne aproximadamente 260 deputados federais, além de senadores. No ministério da Agricultura tem-se a produtora rural e agrônoma Tereza Cristina, formada pela Universidade Federal de Viçosa, que tem larga experiência politica e empresarial.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o país deve crescer 2% este ano em relação a 2018. Neste sentido, merece destacar o aumento da produção de grãos que será ainda maior do que no ano passado, que foi de 228 milhões de toneladas, com destaque para a produção de soja que tende a crescer de 5 a 6% por cento.
Ainda segundo a CNA o setor de fruticultura deve continuar a crescendo neste ano, visto que o país tem muito a crescer no mercado internacional, além de ter uma cadeia bem organizada e ocupa somente 8% do mercado internacional.

Vale ressaltar que a companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também tem perspectivas positivas como a CNA. Na visão da Conab na questão da soja, o Brasil deve aumentar á área de soja e terá neste grão, a maior rentabilidade e liquidez do mercado. Destaca-se que o país planta 120 milhões de toneladas, atrás apenas dos Estados Unidos, com 124 milhões.

Já em relação ao milho há projeção de produção para o país chegar a um valor de 96,0 milhões de toneladas nesta safra. Isto significa um incremento de 16,81% comparado a safra do ano passado.

No tocante ao clima a região Centro-Sul do Brasil terá em 2019 perspectivas climáticas bastante favoráveis devido a atuação do El Niño[1], o que deve se traduzir em chuvas abundantes e bem distribuídas. Isto favorece uma maior produtividade na maior parte das regiões produtoras do Brasil.

É necessário, pois, analisar a questão do tabelamento dos fretes, visto que este deve afetar diretamente os preços do mercado interno. Desta forma, se os fretes se mantiverem altos como em julho de 2018, os agricultores poderão diminuir sua comercialização, afetando substancialmente a oferta do mercado interno.

Outro fator que se espera para este ano é que a inclusão digital no campo seja ainda mais acelerada, contribuindo para a profissionalização do produtor rural. Isto contribui para que a produtividade aumente através de novas técnicas, bem como uma maior gestão dos dados, como os recursos produtivos e financeiros. O Agrosimulador, software de gestão para propriedades rurais contribui com este fator, pois disponibiliza esta tecnologia para o produtor rural, inclusive para pequenos produtores, sem perder a qualidade já comprovada pelas grande propriedades que já o utilizam.

Dessas perspectivas tem tudo para que o ano de 2019 seja um ano, no geral, promissor para o agronegócio. Sendo assim, espera-se que o produtor possa almejar um futuro melhor, bem como as organizações públicas e privadas que apoiam o agricultor possam dar o suporte necessário ao setor, e o novo governo apoie ainda mais o agronegócio. Que o governo possa promover a desburocratização do ambiente de negócios, ampliar mais o crédito fundiário e a assistência técnica para o pequeno e médio produtor rural. É necessário também promover maior segurança nos campos e que o lema “menos Brasília e mais Brasil”, de fato possa ocorrer e principalmente no interior do país, onde está o setor responsável por uma das maiores gerações de emprego e produção do Brasil. 

As perspectivas para o Agronegócio são importantes para o planejamento de suas atividades e de suas finanças. Quer saber mais sobre como planejar suas atividades e seus resultados financeiros?? Acesse www.agrosimulador.com.br

Por: Frederico Santos Damasceno em 28/02/2019.



[1] fenômeno climático que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUE

A empresa que almeja ter sucesso é preciso ter planejamento. Este consiste em criar um plano, métodos, para otimizar um determinado objetivo. Desta forma, a empresa seja qual for o seu tamanho é preciso ter PLANEJAMENTO EM SUA GESTÃO .  Na gestão de um negócio a preparação, a organização e a estruturação de qualquer objetivo são fundamentais, não só para o crescimento sustentável, mas até mesmo para sua própria sobrevivência. Sendo assim, em todas as atividades desempenhadas pela empresa o gestor tem que ter este controle da forma mais organizada e detalhada possível, para que tenha maior ASSERTIVIDADE e EFICÁCIA na tomada de decisões. GESTÃO DO ESTOQUE Uma destas atividades a serem gerenciadas é o estoque. Este é primordial para o sucesso de qualquer empresa, seja em qualquer segmento. Em função disto a compra e a venda devem estar em equilíbrio, pois reduzindo ao máximo as quantidades de produtos, sem no entanto, deixar que o mesmos faltem contribui para aumentar o capital

A INFLUÊNCIA DA GRIPE SUÍNA AFRICANA NOS MERCADOS DE PROTEÍNA ANIMAL E GRÃOS

Gripe suína africana na China A China descobriu em 03/08/2018 o primeiro foco da gripe suína africana em seus animais. Como são o maior produtor mundial de suínos, fechando 2018 com uma produção de 700 milhões de suínos, qualquer problema gera grandes impactos na oferta desta proteína.   A China vem sofrendo drástica redução na oferta de carne suína. As tentativas de controle da disseminação da gripe suína africana, tem exigido o abatimento dos plantéis nas áreas com foco da doença. Até a detecção dos primeiros casos, o plantel chinês de suínos era de 350 milhões. Hoje, estima-se que 10% do plantel já foi abatido, reduzindo drasticamente a oferta interna desta proteína. No rebanho de matrizes o efeito foi ainda maior, com 21% do plantel já abatido, fechando o ano de 2018 com 30 milhões de matrizes. Isso acarretará em redução de produção nos próximos 6 meses e redução na recomposição dos planteis após a doença ser controlada. Preferências do consumidor Mesmo sem ser

LIVRO CAIXA DIGITAL PARA O PRODUTOR RURAL

  Toda empresa tem que ter uma gestão financeira para que possa guiar suas ações como planejar, executar e controlar as atividades da entidade. Desta forma, uma das melhores maneiras de se fazer isto é através do livro caixa. Destaca-se que é de suma importância para qualquer empresa a utilização deste que serve para que o gestor da entidade possa tomar decisões mais assertivas possíveis. O livro caixa é um instrumento de controle financeiro que permite mostrar como esta a saúde financeira do negócio informando as entradas (receitas) e as saídas (despesas), isto é, os movimentos de caixa durante o ano. Sendo assim, a receita e despesa, deve ser feita de forma individual, em ordem cronológica de dia, mês e ano, não podendo ter rasuras ou emendas. Para elaboração do livro caixa se faz necessário conhecimentos básicos em contabilidade. Mesmo que o gestor terceirize este serviço é necessário que o dono faça este acompanhamento para que ele possa otimizar seu tempo e suas decisões,